quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PLANO INDIVIDUAL DO AEE

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
DIRETORIA DE EXECUÇÃO DE POLÍTICAS E PLANOS EDUCACIONAIS
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Formulário de Registro do Plano de AEE
I - Dados referentes ao estudante
Atendimento Educacional Especializado - AEE
PLANO DE AEE – Área ____________________
1 - Identificação do Estudante
Nome do estudante: _______________________________________________________________________
nascido em ______/_____/_____ filho de _____________________ e _______________________________
residente à ______________________________________________________________________________
na cidade de _____________________________, atualmente com _____anos (idade), está regularmente
matriculado na Escola ___________________________________________________, série _______, turma
__________, turno _____________, professora _________________________________________________
2 – Relato do Caso
2.1. Natureza do Problema
2.2. O Problema do ponto de vista do AEE
3 - Potencialidades e dificuldades do estudante
3.1. Desenvolvimento Psicomotor
Dificuldades Potencialidades
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
3.2. Linguagem
Dificuldades Potencialidades
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
3.3. Desenvolvimento Cognitivo
Dificuldades Potencialidades
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
3.4. Sociabilidade / Afetividade
Dificuldades Potencialidades
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
3.5. Aprendizagem
Dificuldades Potencialidades
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
3.6. Meio social / família
Dificuldades Potencialidades
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
4 - Solução do problema
5 - Outros dados
Ações necessárias Relação do que existe
Acessibilidade arquitetônica realizada
no ambiente escolar.
Materiais e equipamentos utilizados
pelo estudante.
Recursos no ambiente escolar.
Outros
6 - Necessidades do estudante
II - Plano de AEE
1. Objetivos do plano
2. Organização do atendimento
• Frequência (número de vezes por semana para atendimento ao estudante): _______
• Tempo de atendimento:________ (em horas ou minutos)
• Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo
• Outros:
3. Atividades pedagógicas a serem desenvolvidas no atendimento ao estudante
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o estudante. Necessidades de adequações.
5. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
6. Outros profissionais e/ou instituições que deverão ser envolvidos
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
8. Resultados esperados
9. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao estudante na comunidade escolar
�� Professor de sala de aula ( )
�� Professor da Educação Física ( )
�� Colegas de turma ( )
�� Diretor escolar ( )
�� Equipe pedagógica ( )
�� Família ( )
�� Outros ( )
�� Quais:
10. Avaliação dos resultados
11. Reestruturação do Plano
_________________________________________
Nome e matrícula do Professor do AEE
Data ___/___/______
Orientações para o preenchimento do Formulário de Registro do Plano de AEE
Observações Gerais
A. No caso de estudantes com altas habilidades/superdotação, este Formulário deverá ser preenchido
somente para aqueles que concluíram o Período de Observação e foram efetivados no AEE-AH/SD.
B. Os itens de 1 a 8 deverão ser preenchidos, no caso de alunos com altas habilidades/superdotação,
pelo psicólogo do AEE-AH/SD
1. Identificação do estudante
2. Relato do Caso
3. Natureza do Problema
Tendo a descrição do caso em mãos, identifique de forma resumida quais são os problemas contextuais
que precisam ser resolvidos e descreva-os, identificando o tipo de problema e quem estará
envolvido na busca de solução.
4. O Problema do ponto de vista do AEE
Pontue a relação dos problemas que dizem respeito à intervenção do AEE.
5. Potencialidades e Dificuldades
6. Solução do problema
Solução do problema e relação dos principais tópicos para a sua resolução: Retome a relação dos
problemas que são próprios da intervenção do AEE e descreva como você pretende resolvê-los.
7. Outros dados
Vamos pesquisar, dentro das ações necessárias, o que já existe disponível.
8. Necessidades do estudante
Com base nos “problemas” existentes (dificuldades enfrentadas pelo estudante na participação e
desempenho de atividades para seu aprendizado) e com base nas potencialidades deste estudante,
liste quais são as ações necessárias para a intervenção do professor especializado junto ao estudante,
à escola, e ao grupo de profissionais desta escola.
II - PLANO DE AEE
São as ações desenvolvidas para atender as necessidades do estudante. São específicas do AEE
para que o estudante possa ter acesso ao ambiente e conhecimentos escolares de forma a garantir
a permanência, participação e desenvolvimento do estudante na escola.
1. Objetivos do plano
Considerando as necessidades listadas no item 1, organize seus objetivos de intervenção de forma
clara e prática.
2. Organização do atendimento
Para atingir estes objetivos como você propõe a organização dos atendimentos de AEE?
Incluir o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o período pretendido
e a realização da atividade, e analisar o desempenho do estudante ao longo das atividades.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao estudante
Para atender a cada um dos objetivos propostos descreva atividades que pretende realizar.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o estudante. Necessidades de adequações.
(Por exemplo, para comunicação facilitada ou alternativa). Reveja os objetivos e as atividades propostas
e relacione os materiais necessários para a efetivação de sua proposta. Neste item não deverá
ser preenchido pelo AEE-AH/SD.
5. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
(Informática acessível/tecnologia assistiva, mobiliário adaptado,...). Dos materiais selecionados no
item 4, quais não estão disponíveis em sua escola e necessitam ser adquiridos?
6. Outros profissionais e/ou instituições que deverão ser envolvidos
A partir das informações que você já tem do caso, que profissionais poderão colaborar com o AEE
para que haja maior compreensão do caso e que possivelmente possam se tornar parceiros de um
trabalho em rede colaborativa?
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
Pensando nos profissionais já listados no item anterior, como você proporia o trabalho em parceria?
Que mecanismos deveriam ser constituídos para que haja o fortalecimento desta equipe, a
comunicação imediata das novidades e novos propósitos (necessidades)? Que instituições ou secretaria
que você imagina que possam colaborar com o projeto de inclusão de seu estudante e de
que forma isto poderia acontecer?
8. Resultados esperados
Faça uma lista dos principais resultados esperados. Cada um dos objetivos projetados no item 2
deverão produzir resultados pela intervenção do AEE. Quais são os resultados que você espera
em cada um dos objetivos propostos? Esta projeção será muito importante para verificações em reavaliações.
Quando um objetivo não for alcançado poderemos revê-lo e adequá-lo ou então precisaremos
mudar as estratégias (atividades) propostas no atendimento.
9. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao estudante na comunidade escolar.
A quem e quais? Descreva a quem o AEE irá orientar e quais são as informações relevantes a serem
passadas, no caso apresentado.
10. Avaliação dos resultados
Visa antecipar ou indicar maneiras de como avaliar os resultados esperados. Indicação das formas
de registro.
�� O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
�� O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento,
onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala
de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
�� No registro deverão constar as mudanças observadas em relação ao estudante no contexto
escolar. O que foi que contribuiu para as mudanças observadas. De que forma as ações
do plano de AEE repercutiram no desempenho escolar do estudante.
11. Reestruturação do Plano
Relacionar pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os resultados esperados não sejam atingidos.
�� Pesquisar e implementar outros recursos.
�� Estabelecer novas parcerias.
�� Outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário